segunda-feira, 23 de abril de 2012

Noivinhos personalizados












segunda-feira, 2 de abril de 2012

Latinhas decoradas com coelhinhos











Grampinhos fecha pacotes








Como tingir a massinha de biscuit


Olá! Fazer biscuit é muito gostoso, mas no começo a gente pode se deparar com algumas surpresas desagradáveis, pois é um material que possui alguns segredinhos...Fazer o tingimento correto da massa é um deles. Vou mostrar aqui algumas dicas para se ter um bom resultado.


Primeiramente é preciso escolher um bom corante ou tinta, temos várias opções no mercado, existem corantes específicos para biscuit, às vezes é difícil de encontrar (dependendo da cidade em que você mora), mas como já faz muitos anos que eu trabalho com biscuit, me acostumei a usar tintas para tingir a massa. No começo eu utilizava muito a tinta a óleo em bisnaga, mas apesar de ser ótima para trabalhar ela é tóxica e não é muito bom para a saúde, porque você está sempre manuseando e entrando em contato direto com a tinta. Então testei tinta de tecido, e tinta P.V.A. e corantes em geral, mas me acertei bem com a tinta acrílica de bisnaga, pois ela é mais consistente e concentrada, não alterando muito o ponto da massa. Não há nenhum problema em se usar tinta de tecido ou P.V.A., só deve-se tomar cuidado, pois elas são mais fluidas e, portanto podem alterar a consistência da massinha de biscuit.


Além disso, a massa natural deve ser primeiramente tingida de branco, para só depois se adicionar a cor desejada, fazendo isto, você evita que a massa fique transparente ao secar. Exceto quando você desejar um vermelho bem vivo, eu particularmente coloco bem pouquinho (bem menos que para as outras cores) de tinta branca quando desejo vermelho, assim a cor fica bem viva e evitamos o aspecto transparente. Já para tingir a massa preta eu não utilizo a tinta branca, pois quando seca dificilmente fica transparente, a não ser que você tenha colocado pouca tinta.


Outro fator que influencia bastante no resultado final do trabalho, é que devemos levar em conta que a cor da massa escurece dois a três tons depois de seca, por isso, devemos tingir sempre um pouquinho mais claro do que desejamos que fique quando pronta a peça.


Uma coisa importante que não diz respeito ao tingimento, mas que deve se mencionada é que a massa também encolhe quando seca, cerca de 20 a 30%, mais um segredinho do biscuit.
      


        Com o tempo, vamos nos acostumando com as particularidades do material, que é muito gostoso de trabalhar e gratificante quando vemos a peça pronta!


Aí vai um passo a passo do tingimento da massa:








Estou usando tinta acrílica de bisnaga na cor vermelha.




Coloque pouca tinta, é melhor porque não suja muito as mãos, a tinta acrílica seca rápido, então quanto menos sujar sua mão, mais fácil será para tingir a massinha.










Se precisar coloque mais tinta, faça isso até encontrar o tom desejado, não esquecendo que escurecerá um pouquinho.



Está pronto para trabalhar! Divirta-se!
Beijos da Mi.